sexta-feira, 25 de maio de 2007

Pin It now!

[Xeque-Mate Especial 5 Anos]



Foi gravado e vai ao ar hoje o programa Xeque-Mate especial de 5 anos, no qual foram entrevistados o jornalista Emanoel Barreto, idealizador e primeiro apresentador; José Rebouças, diretor e produtor do programa; e Ruy Rocha, professor que coordena os alunos. Um dos entrevistadores foi o jornalista e ex-aluno participante do programa, Murilo Meirelles.





Saiba um pouco da história do programa:

O Xeque-Mate é um programa de entrevistas inspirado num evento criado no ano de 1972 pela Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, quando os estudantes se reuniam no pátio da Fundação José Augusto para entrevistar um convidado diante da platéia, formada não apenas por estudantes e professores, como também pelo público, que lotava o pátio interno da instituição. Em 2002 o evento foi transformado pela TVU em programa de televisão, sendo apresentado por Emanoel Barreto.

Em seguida o Professor Adriano Gomes assumiu o Xeque-Mate. Nesse momento ocorreram algumas mudanças, dentre elas o número de participantes diminuiu e o programa deixou de ser ao-vivo. No ano de 2006, a professora e Jornalista Erika Zuza aceitou o desafio de ficar a frente do programa, mais uma vez ele sofreu modificações, tornando-se mais dinâmico. Ainda em 2006 passaram a ser 8 alunos-entrevistadores e o Xeque-mate ganhou uma reportagem, abordando um tema ligado ao entrevistado.

Nesses 5 anos de programa já passaram pessoas dos mais diversos campos: políticos como o Vice-Presidente José Alencar; comediantes, como o saudoso Espanta; a presidente da associação das profissionais do sexo, Marinalva; cantores, como o polêmico Lobão; o memorável mamulengueiro Chico Daniel, além de personagens que fazer parte da cultura potiguar e nacional.