O programa Xeque-Mate desta semana entrevista José Clementino. Um potiguar do Espírito Santo que há mais de 50 anos dedica sua vida a Umbanda. Clementino é o fundador da Cabana Umbandista e ex-presidente da Associação dos Umbandistas do Rio Grande do Norte.
José Clementino se dedica à religião umbandista desde 1953, quando para obter cura de uma doença acabou tendo um encontro de fé com o culto afro-brasileiro. Desde então, tem como missão levar à frente seus ensinamentos e ritos. Hoje, realiza os cultos em sua casa, recebendo aproximadamente 12 pessoas a cada reunião.
Na conversa com Ruy Rocha e os alunos de Comunicação Social da UFRN, ele fala sobre esse encontro de fé, lembra das perseguições sofridas na época da ditadura militar e também reconhece que uma de suas principais lutas é contra o desconhecimento e o conseqüente preconceito que cerca a Umbanda.
Assista ao Xeque-Mate desta sexta (5), às 19h, na TVU e fique sabendo mais sobre a vida deste homem que defende e professa sua fé neste país de muitas etnias, culturas e religiões.
Texto por Carlos Henrique Góes