quinta-feira, 26 de junho de 2008

Xeque-mate recebe Henrique Dantas Felinto; dexista

Pin It now!

foto por Lua Benatto


Um turismólogo apaixonado pela arte do radioamadorismo. O Xeque-mate dessa semana tem a honra de entrevistar Henrique Dantas Felinto.

No programa, ele nos conta sobra sua infância e adolescência, bem como o começo da paixão para com a ação de escutar as diversas freqüências de rádios. Tanto que antes era considerado somente um hobby, todavia hoje é uma de suas atividades mais importantes. Através dessa ação, ele consegue captar emissoras de rádio longínquas, ouvindo até mesmo Rádios estrangeiras, da qual ele sequer domina a língua. Contudo, dessa forma, ele consegue ter contato com pessoas do mundo inteiro.


foto por Lua Benatto


Ademais, ele explica a diferença entre uma Rádio Escuta e uma Rádio Dexista. A primeira é básica, aquele tipo de Rádio em que se escuta e se pode escrever pra ela. No entanto, a segunda, por sua vez já apresenta um código de recepção trabalhado, detalhando informações técnicas. Também citou o fato de que a ionosfera interfere nas ondas de Rádio e a posição do sol. Existe a chamada Gray Line (ou Linha Cinza, em bom português) que é como é chamado o fenômeno dos melhores horários pra se escutar Rádios distantes. "Tem dias que se ouve emissoras bem e dias que se ouve mal" .


foto por Lua Benatto


Por meio dessa arte ainda, Henrique que sempre gostou de viajar independentemente, teve a oportunidade de conhecer alguns outros países. Participou de muitos concursos de radioamadorismo e ganhando alguns, recebeu como prêmio viagens internacionais. Conheceu a China, Cuba e a Romênia; só pra citar alguns dentre os mais de 20 países que conhece. No decorrer do programa, o turismólogo que pouco exerce a graduação, comenta cada uma dessas visitas.

Com mais de 2.000 fotos registradas em casa, ele teve tempo para ainda escrever um livro intitulado "O rei das informações radiofônicas", no qual ele trata toda a sua experiência vivida quanto à prática do dexismo e das viagens que fez. Acredita que seu livro poderia ser facilmente publicado na Espanha, onde já morou, pois lá eles dão mais valor ao conhecimento cultural que aqui.


foto por Lua Benatto


Texto por André Salustino


Tudo isso e muito mais no programa Xeque-mate dessa sexta-feira, 27/06 às 19h transmitido pela TVU e com a apresentação do jornalista Ruy Rocha. Não deixe de conferir!!!