quarta-feira, 4 de junho de 2008

Xeque-mate recebe J. de Castro; jornalista e escritor

Pin It now!

foto por Jamaika Lima


No Xeque-mate dessa sexta o entrevistado é José de Castro. Escritor, educador e comunicólogo, J. de Castro conta como foi seu inesperado ingresso na área humanística, de seu primeiro emprego ao se formar e de suas colaborações com frases humorísticas em jornais de bastante relevância como “O Pasquim”. Jornal criado por Ziraldo no final do ano de 1968. “O Pasquim” foi o primeiro e mais influente jornal de oposição à ditadura militar no Brasil.


foto por Jamaika Lima


Além disso, José de Castro irá falar de sua carreira como educador. Ele foi professor do Departamento de Educação e também lecionou as matérias: Teoria da Comunicação, Vídeo e educação e Técnicas de Produção de vídeo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E ainda participou da criação do mestrado em educação. O entrevistado do Xeque-mate, em meio a sua vasta experiência como educador, nos relatou da necessidade de se conduzir à educação com leveza e criatividade, mesmo em meio a poucas condições financeiras, deve-se saber criar muito para motivar o aluno a ter mais interesse nos estudos.


foto por Jamaika Lima


Na UFRN, José de Castro também exerceu o cargo de Diretor de Programação e Diretor Geral da TVU. Em nosso debate ele contou curiosidades sobre a programação na época de sua gestão e se queixou da falta de verba para produção de programas regionais nas TV’s educativas, incluindo a TVU. Ainda no ramo da comunicação, o educador falou sobre seu projeto da Rádio FM-Universitária e do propósito dessa, que é veicular os compositores da terra além de trazer programas que possam atingir diversos públicos.


foto por Jamaika Lima


José de Castro, também escritor, lançou seu primeiro livro “A merreca de Rebeca e outros poemas” em 2002 e desde então continua a escrever livros de literatura infantil, infanto-juvenil e literatura para adultos. Alguns de seus textos foram publicados no Recanto das Letras e no site Usina das Letras. Para conferir outros trabalhos do escritor, não deixe de assistir ao XEQUE-MATE, pois durante o programa, José de Castro leu alguns de seus trabalhos e ainda nos deu maiores informações sobre seu próximo lançamento, “Dicionário engraçado – reflexões de um adolescente”. Sobre sua carreira literária, J. de Castro ainda fala em entrevista do desafio que é escrever para crianças, nos explica porque a dificuldade aumenta ao escrever para essas e ainda fala sobre a importância da presença de ilustrações, principalmente na literatura infantil; “Todo livro deveria ser ilustrado” – José de Castro.


Texto por Amanda Meira


Para saber essas, além de outras interessantes histórias e curiosidades da carreira e vida de José de Castro, assista ao programa Xeque-mate esta sexta-feira 06/06 às 19h pela TVU com apresentação de Ruy Rocha e participação dos alunos de Comunicação Social da UFRN.