terça-feira, 15 de julho de 2008

Xeque-mate recebe Crispiniano Neto; presidente da Fundação José Augusto

Pin It now!

foto por Lua Benatto

O programa Xeque-mate dessa sexta-feira (18/07) recebe o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Engenheiro agrônomo, advogado, jornalista provisionado, violeiro, repentista, escritor de cordel e dramaturgo, Crispiniano respondeu as questões levantadas pelos estudantes de Comunicação Social da UFRN e pelo apresentador Ruy Rocha.

foto por Lua Benatto

Vários foram os temas abordados no programa, como a sua trajetória política, sua vida acadêmica, o seu interesse pela cultura popular, sua vida pessoal, além das dificuldades que enfrenta na Fundação José Augusto (FJA) da qual é presidente desde fevereiro de 2007.

foto por Lua Benatto

Crispiniano conta como chegou ao cargo de presidente da FJA. Fala também sobre os projetos de cultura que a fundação pretende implantar e sobre as Casas de Cultura, projeto já em andamento. Ele comenta sobre a construção de um teatro em Natal com capacidade para 1800 pessoas. “O teatro Alberto Maranhão estava bom para a Natal de 100 anos atrás, quando foi construído. Mas hoje não comporta mais os grandes espetáculos”, afirma.

No tocante a política, Crispiniano explica como iniciou a sua carreira política no partido da ARENA (partido comunista) e hoje faz parte do PT, onde é militante a 29 anos. Diante dessa contradição ele afirma: - “Foi uma evolução!”

foto por Lua Benatto

Falou sobre os movimentos estudantis que participou e comparou-os com os atuais. Além disso, teceu fortes comentários sobre a educação e as universidades particulares: - “A universidade particular virou um balcão!”.

Diante do cenário político atual, Crispiniano fez seus comentários sobre o “ACORDÃO”, aliança política para a disputa da prefeitura do Natal. Comentou ainda sobre o seu posicionamento dentro do governo do PSB.

Porém um dos pontos fortes da entrevista foi o assunto relacionado ao escândalo das bandas que envolveu a FJA, mais conhecido como “foliaduto”. Mesmo não estando á frente da fundação durante o escândalo, Crispiniano fez colocações importantes e contou o que está sendo feito para que esse episódio não se repita.

foto por Lua Benatto

Uma entrevista diversificada! Cheia de assuntos interessantes e fortes posicionamentos. Não perca essa entrevista e conheça um pouco mais sobre Crispiniano Neto!


Texto por Juliana Cavalcanti



Xeque-mate! Nesta sexta-feira às 19h com transmissão da TV Universitária.