quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conheça Mais Sandro Becker!

Pin It now!

Emanuel do Vale Trindade, mais conhecido como Sandro Becker, nasceu no dia 12 de agosto de 1954 em União dos Palmares, Alagoas, onde aprendeu a tocar instrumentos e cantar. Iniciou a carreira artística como radialista em Maceió no ano de 1972. Segundo ele, essa iniciação se deu porque desde criança tinha extremo fascínio pela rádio. Hoje, diz que nada vai acabar com a magia da "caixa de segredos", como chama, mídia na qual iniciou sua longa experiência profissional. Em 1975, participou de um concurso de calouros no programa do Chacrinha, no Rio de Janeiro, onde competiu e ganhou não só o prêmio final, mas também o apreço do apresentador de TV. Sobre o seu nome artístico, adotado nesta época, Sadro afirma que o sobrenome foi escolhido por causa da atriz brasileira Cacilda Becker e que foi o “soar bem” do seu nome que facilitou o “empurrão” para conseguir se apresentar no Chacrinha, já que o prazo das inscrições do concurso estava encerrado quando ele chegou à competição.
Na música, iniciou com um gênero musical diferente do que canta hoje: o rock rural, propagado por nomes como Raul Seixas e Sá, Rodrix e Guarabira. Entretanto, o humor e a irreverência começaram a ganhar notoriedade, o que fizeram com que o artista decidisse seguir outro estilo. Assim, começou a incluir em seu repertório músicas com um tom malicioso, o chamado Forró Malícia, e surgiram sucessos como “A velha debaixo da cama”, “O gato Tico” e “Julieta”, que rendeu a ele 1 milhão de cópias em 1986, ganhando dois discos de ouro e troféus variados. Evangélico desde muito cedo, diz que a religião deve ser respeitada, mas isso não significa necessariamente ser limitado ou “quadrado”. Prova disso é a afirmação do cantor, que diz que apesar de cantar músicas com tom malicioso, elas são feitas de forma inteligente, sem a utilização de palavras de baixo calão; nos shows, não há dançarinas seminuas, como acontece com muitas bandas de forró atualmente.
Apesar de ser mais reconhecido por cantar músicas do Forró Malícia, tem em seu repertório letras como “Xote dos Milagres”, que fez bastante sucesso com a banda Falamansa. Tem grande admiração por letras inteligentes e maliciosas ao mesmo tempo e seu grande ídolo – e amigo também – foi Luiz Gonzaga. Sandro Becker cursou Direito e se formou, mas não pretende seguir a carreira jurídica. Com espírito e comportamento ético, o artista não se conforma com o pagamento de jabá para que as músicas sejam tocadas na rádio ou na TV. “Isso é assinar: eu não tenho valor, eu não sou artista”, concluiu.

Texto: Pipa Dantas/Assessoria.
Fotos: Vinícius de Oliveira/Assessoria.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!