sábado, 20 de novembro de 2010

Diretor do Hospital Varela Santiago foi o entrevistado da semana

Pin It now!


O menino Paulo Xavier, que até os 15 anos de idade era semi-analfabeto, tornou-se um dos médicos mais respeitados do Rio Grande do Norte e diretor de um dos principais hospitais especializados em câncer infantil no estado, o Varela Santiago. O médico iniciou o programa falando um pouco sobre a sua trajetória de vida, lembrando a época em que morava no bairro do Alecrim, quando não estudava ou apresentava grandes expectativas para o futuro. De acordo com ele se não fosse o incentivo e a ajuda do Professor e Sargento Luciano de Oliveira, ele não teria chegado aonde chegou. “Lembro desse cidadão todos os dias da minha vida”, afirmou Paulo na entrevista.

Sua ligação com o Hospital Varela Santiago iniciou-se ainda na universidade. Na época os estudantes que trabalhavam lá residiam nas instalações do hospital, afim de adquirirem uma enorme variedade de conhecimentos. Paulo morou no Varela por 3 anos e após a pós-graduação continuou a fazer cirurgias voluntariamente. O convite para dirigir o hospital foi feito por Severina Lamartine de Farias, a Dona Nazinha, tendo ele aceitado sapos garantir que teria “carta branca” para realizar o seu trabalho. Já em relação aos convites recebidos por ele para assumir as pastas de secretário de saúde estadual e municipal, Paulo relatou que não os aceitou para evitar possíveis transtornos que sua gestão traria.

Temas polêmicos e de relevância sobre a saúde pública também foram abordados pelos entrevistadores no programa, e Paulo não hesitou em respondê-los. A política e o recente “escândalo dos remédios” também entram em discussão. Paulo demonstra indignação o falar sobre o assunto, afirmando que os órgãos competentes deveriam punir o gestor superior pois a falta de medicamentos, para ele, é falta de compromisso e de planejamento. Para o médico os problemas e as crises enfrentadas nos hospitais brasileiros ocorrem devido à falta de gestão. 
 
Com 72 anos de idade, sendo 40 deles dedicados à medicina, Paulo Xavier tem orgulho do seu trabalho como gestor no Varela Santiago. Pioneiro em diagnóstico precoce e no tratamento do câncer infantil, o hospital por ser uma instituição filantrópica necessita de parcerias e doações para se manter. O projeto do governo estadual, Cidadão Nota 10 é um dos colaboradores do hospital, tendo em vista que as recentes reformas feitas no hospital só foram possíveis graças a esse dinheiro. “O Varela Santiago não leva em consideração endereço ou classe social”, assim disse Paulo Xavier no programa de hoje, que além de saúde, tratou também de humanização e valorização da vida.