sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Do For All ao “Para Todos”

Pin It now!

De uma festa para estrangeiros até o ritmo do nordeste, o forró teve diversos momentos.
Por Renato Souza

Existem varias considerações sobre a origem do nome forró. Duas são as mais aceitas, a primeira veio da idéia que quando os norte-americanos faziam suas festas em Pernambuco, no início do século 20, colocava-se um aviso com a seguinte frase: “For All” (Para Todos), nas portas dos lugares onde aconteciam as festas que tocavam o estilo derivado do xaxado. A outra versão, defendida pelo historiador Câmara Cascudo, diz que a origem é o termo africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça.

Em seu início a música era tocada com uma sanfona, uma zabumba e um triângulo. Em alguns povoados pequenos do país, forró significa bailão popular ou arrasta pé, onde se dança de tudo. Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Gravatá, Mossoró e Juazeiro do Norte, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais: Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Luís e Teresina, onde são promovidas grandes festas e o ritmo se torna a música mais popular.

O forró tornou-se um fenômeno popular em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró. O programa Xeque-Mate de hoje terá como entrevistados os integrantes do grupo Meirinhos do Forró.

O grupo é composto por três irmãos: Cláudio Freire, voz e zabumba; Ana Cláudia, voz e triângulo; e Clauberto Freire, acordeon e backing vocal. Tudo começou no dia 27 de janeiro de 2002 quando Clauberto, aos 12 anos de idade, segurou uma sanfona pela primeira vez. Desde de então ele, encantado com o som que seus dedos eram capazes de produzir, começou a ensinar os irmãos mais novos. Muitas foram as dificuldades enfrentas pelos três irmãos, mas eles nunca desistiram de seguir com seu sonho, a música.

Ao longo de sua carreira, o grupo Meirinhos já lançou 05 CDs. Em 2006 lançaram o seu primeiro CD, com o título "Sertão do Cabugí", e agora em 2011, lançam o novo CD titulado "Além da razão – Ao Vivo". Já tocaram em diversos lugares do Brasil, mas o auge da carreira dos Meirinhos foi o convite que surgiu para tocarem em Lisboa, Portugal, e a realização de uma turnê pela Europa.