sexta-feira, 18 de novembro de 2011

História em quadrinhos: uma alternativa para a educação

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Por Laura Felipe
           
         

As histórias em quadrinhos, um meio prazeroso de leitura e entretenimento, recentemente vêm conquistando um espaço diferente, o das salas de aula. Os quadrinhos estão sendo utilizados como um recurso didático-pedagógico no âmbito educacional, se tornando desta maneira um novo instrumento para a prática educativa.

A ideia é utilizar os quadrinhos para ensinar as mais diversas faixas etárias, como foi feito com o Dom Casmurro, de Machado de Assis, tornando a obra literária em quadrinho. Essa adaptação da literatura aos quadrinhos facilita o entendimento dos adolescentes, que para fazer o vestibular, tem que ler muitos livros, além de tornar o estudo mais prazeroso.

No caso das crianças, seria como um desenvolvimento visual e cognitivo, permitindo a maior assimilação dos fatos narrados, como também passar valores éticos, podendo trabalhar conceitos e ampliar o conhecimento sobre a vida e a sociedade em que elas fazem parte. Os jovens leitores desenvolveriam hábitos de leitura e compreenderiam melhor os textos e, ainda, ajudaria no desenvolvimento da linguagem escrita e oral. Um exemplo são os quadrinhos do Menino Maluquinho, de Ziraldo e a Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.

O uso de história em quadrinhos diminuiria o desinteresse pela leitura, ainda mais se tratando de uma sociedade em que as novas gerações preferem televisão, videogame e internet, deixando de lado o hábito de ler. Esse tipo de recurso didático é de fácil aplicação, pois trabalha com a criatividade, e utiliza material de baixo custo. Em qualquer instituição de ensino pode ser utilizado, como por exemplo, em escolas que não tem disponível muito recurso, os quadrinhos seriam uma alternativa econômica e que resultaria em um aprendizado de qualidade já que, este método estimula as mais variadas regiões do cérebro.