quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ser educador, um desafio cada vez maior

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Por Jade Moura

Sabemos que ser professor é ser um guia, é apontar os caminhos que os alunos deverão seguir com os seus próprios pés. Mas, como já bem conhecemos isso não é nada fácil. Educar é uma tarefa árdua que requer muita dedicação e paciência.  E cada ano que passa o desafio de lecionar aumenta.

 Questões já conhecidas voltam sempre à tona para que a partir delas encontremos novas respostas para saber afinal, o que de fato mudou: a escola, o aluno ou o professor? Por que o modelo de professor tão conhecido não serve mais? Quais são as verdadeiras competências de um educador moderno?

Essas questões não têm respostas rápidas nem tão pouco fáceis.

E quando o assunto em destaque é o profissional de educação ouvimos muito em construtivismo, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade etc. No entanto, na pratica vigente esses conceitos acabam sendo deixados um tanto quanto, de lado. O professor, torna-se praticamente um malabarista, tendo que manter tudo equilibrado em sua volta, lidando não apenas com os problemas da classe, mas se atentando a todos os possíveis problemas relacionados aos seus alunos, na esfera familiar e social, e tudo isso muitas vezes sem o devido apoio da escola, que na maioria das vezes falha não apenas em estrutura, mas em coordenação. A falta de contato entre o conhecimento escolar e as realidades sociais é uma constante que inibe o papel da escola enquanto instituição participante da engrenagem social.

       Os atuais educadores enfrentam grandes desafios todos os dias, a sala de aula muitas vezes pode ser encarada como um campo de batalha e o professor tem que saber se porta para não perder a luta, estes e outros desafios como a violência presente nos ambientes escolares de nosso estado, e no Brasil serão discutidos no Xeque-Mate que receberá a pedagoga, Claudia Santa Rosa, atual diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação.