quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Educação ganhará novo plano nacional de gestão

Pin It now!

Em entrevista ao Xeque-Mate, a deputada Fátima Bezerra conta detalhes do novo plano educacional brasileiro

"Sou  uma grande defensora desse projeto." - Foto: Danilo Bezerra

Por Danilo Bezerra

A entrevistada dessa semana, a deputada Fátima Bezerra, é uma das defensoras do Plano Nacional de Educação (PNE). Durante o programa que vai ao ar nesta sexta, a deputada mostrou que o plano é necessário para que o Brasil consiga realizar um salto qualitativo na educação: “O plano traçará os próximos dez anos no que diz respeito a educação. Assim, ele deve ser claro e objetivo em sua execução.”

O  PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Plano visa garantir e melhorar ensino no Brasil . - Foto: Danilo Bezerra
Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

“Não podemos esquecer que o que realmente pode mudar a sociedade que vivemos, a educação. Sendo assim toda e qualquer forma de contribuir para esse objetivo, que é o de melhorar a educação, deve ser praticada de forma firme.”, disse Fátima Bezerra ao defender o PNE.

Em fase de discussão final, o plano tramita no congresso e ainda nesse ano será realizada uma grande debate final sobre o texto: “Uma vez analisado e acolhido, será enviado a sanção da presidente Dilma. Creio que será uma boa resposta ao quadro que nossa educação vive. Podemos fazer mais e faremos com o plano em prática.”

Assista esses e outros temas da entrevista com a deputada federal Fátima Bezerra nesta sexta-feira (6), às 19h (horário local), pela TVU, canal 5 (UHF) e 17 (Cabo Telecom).  Xeque-Mate, sua grande jogada das sextas-feiras.