terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fátima Bezerra visa Senado em 2014

Pin It now!

Pré-candidata ao Senado Federal, a deputada federal Fátima Bezerra é a entrevistada do Xeque-Mate dessa semana
"O partido quer essa vaga e nos organizaremos para isso" - Fátima Bezerra
Foto: Danilo Bezerra

Por Danilo Bezerra

A educação tornou-se sua principal luta, fazendo com que as salas de aulas fossem pequenas para que seus ideais fossem alcançados. Hoje, a professora Fátima Bezerra planeja passos maiores rumo ao tapete azul do Senado Federal: “Ao longo dos anos o PT foi conquistando espaços que muitos duvidavam que iríamos chegar. Agora teremos a oportunidade de ocuparmos uma vaga no Senado em 2014.” Com a cartilha na porta da língua, a deputada federal Fátima Bezerra é a entrevistada dessa semana no Xeque-Mate.

Nascida na Paraíba, Fátima Bezerra veio para o Rio Grande do Norte com o intuito de estudar: “Sai de lá por que sabia que se quisesse estudar teria de buscar condições melhores de vida. Então comecei minha luta para ter acesso a educação aqui em Natal. Mas não foi nada fácil.”Graduou-se em pedagogia pela UFRN, mas a política já entrara em sua vida desde os tempos de graduação, onde militou no DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Em 1981 foi eleita, pelo Partido dos Trabalhadores, deputada estadual. A partir daí sua trajetória política foi intensificando-se, de um lado abraçada com a educação, e por outro ligada ao fato de ser uma das primeiras mulheres a se firmar como uma liderança carismática: “Fui a primeira mulher do meu partido no RN a conseguir uma vaga no legislativo. Isso para os companheiros de luta é muito significativo, pois era a prova que estávamos mudando o coronelismo que impera no Estado.”

Muito trabalho por detrás das câmeras - Foto: Danilo Bezerra
Desde 2002, Fátima exerce o cargo de deputada federal. Nesse meio tempo disputou a Prefeitura de Natal, mas não obteve sucesso, no entanto para 2014 seus planos são ainda maiores: “Sou pré-candidata ao Senado. Chegou a hora de unirmos todos os simpatizantes do meu mandato para que juntos possamos conquistar a vaga na Casa que por anos fica nas mãos de velhos conhecidos.”

Sobre possíveis alianças 2014 a deputada afirmou que o partido tende a seguir a postura que adotada em âmbito nacional: “Temos o PMDB que apóia a presidente Dilma. Aqui no RN temos que conversar, mas uniremos nossas forças para um plano ainda maior que é a reeleição de nossa presidenta Dilma Rousselff.” E revelou que o PT não descarta lançar candidato ao governo do Estado: “Temos nomes que são capazes de encabeçar uma chapa para governador. A eleição ainda é ano que vem, por tanto ainda há muita coisa a ser conversada.”

Equipe envolvida na gravação do programa - Foto: Danilo Bezerra
Com o texto base do Plano Nacional de Educação em mãos, Fátima mostra-se otimista em relação às medidas que o país adotará nos próximos 10 anos em relação ao plano, que deverá ser implementado em 2014: “Vamos organizar a aprovação do plano. Para que suas metas sejam alcançadas, teremos muito trabalho a ser feito, mas nada que com vontade não possamos alcançar. Eu mesmo fiz minhas vistas e recomendações ao texto, pois sua implementação será importante para que a educação dê um salto qualitativo.”

As eleições ainda serão no ano que vem mas se quiser saber o que acontece nos bastidores não deixe de assistir o programa Xeque-Mate dessa sexta, dia 6, às 19h (horário local), pela TVU, canal 5 (UHF) e 17 (Cabo Telecom).  Xeque-Mate, sua grande jogada das sextas-feiras.