segunda-feira, 7 de abril de 2008

Xeque-mate recebe Manoel Onofre Neto; promotor púbico da Vara da Infância e Juventude

Pin It now!

foto por Jamaika Lima
.
.
As gravações do Xeque-Mate finalmente já começaram e o primeiro programa foi ao ar nessa última sexta-feira, dia 04/04. O convidado dessa semana foi o promotor público da Vara de Infância e Juventude e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN), Manoel Onofre de Souza Neto.
.
.
foto por Jamaika Lima
.
.

foto por Jamaika Lima


Durante a entrevista, o promotor citou um pouco de sua infância passada no município de Umarizal e quais caminhos levaram ele a seguir pela carreira jurídica. Também relatou muita informação sobre as crianças e os adolescentes. Frisou que o termo "menor" é um termo depreciativo e que não deveria ser usado pela mídia; que em casos de abusos, muitas vezes a própria família é que é responsável por isso; lembrou também a quem recorrer em casos como esses; relatou o que o Ministério Público está fazendo para contriubuir para a divulgação do ECA - Estatudo da Criança e do Adolescente; bem como também exprimiu idéias acerca da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Além de tudo, ainda foi citado na entrevista o tema da prostituição infantil, que segundo ele, isso acontece pela ausência de leis à respeito dessa mesma questão.


foto por Jamaika Lima


O programa serviu como um ponta-pé inicial das melhores jogadas das sextas-feiras. É claro que alguns erros ainda foram cometidos, por ser o primeiro programa do ano e ser também uma realização dos próprios estudantes, mas a maioria dos que integram a disciplina Tópicos Especiais em TV se posicionaram com muita competência e determinação.


Texto por Sheila Oliveira


Daqui pra frente, então a tendência é só melhorar! E não percam os futuros programas, que terão como convidados já confirmados, o secretário de saúde, Adelmaro Cavalcanti, e o músico Ticiano D'amore, respectivamente. Assistam!