terça-feira, 22 de abril de 2008

Xeque-mate recebe Ticiano D'Amore; músico e humorista

Pin It now!

foto por Amanda Meira


Nesta sexta-feira, 25/04, o entrevistado da semana no programa Xeque-Mate é o músico Ticiano D'Amore.

Durante o programa, ele falou da sua trajetória, sua necessidade de entrar no mercado musical, confirmou as influências de sua família, já que seus pais eram do ramo (tinha uma mãe pianista e um pai maestro) e até comentou sobre o preconceito que havia com a música. Nesse ponto, Ticiano enfatizou que tudo era uma questão da informação chegar ao seu público. "A criança ouvir música boa é uma questão de oportunidade" - disse. A música aconteceu para Ticiano primeiramente como um refúgio, para ser notado. Pela sua timidez as primeiras participações com o violão lhe davam notoriedade e evidencia ainda na escola.

.

foto por Priscila Maurmann


Na entrevista também foram debatidas questões acerca de sua formação acadêmica, as duas graduações simultâneas - administração e música, sendo essa última mais tarde abandonada, até a sua chegada como professor na Escola de Música. Temas como o espaço que a mídia local dá para os artistas da terra – e aqui o entrevistado parabenizou o programa Xeque Mate - assim como as influências que Ticiano considerava relevante em sua vida. Apontou a banda Placebo, Iron Maiden, além dos brasileiros Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Toquinho como "grandes espelhos". E foi debatido ainda sua relação e encontro com Diego Guanabara, um dos seus grandes ídolos e também como conseguia consiliar trabalho, família e música. Por fim, o entrevistado apresentou o envolvimento de sua esposa com a música e ressaltou a sua grande criatividade e sensibilidade no ramo da arquitetura. Quando perguntado qual dica daria pros novos cantores, ele respondeu: "Diferenciar ser músico de ser celebridade".

Como trabalho paralelo, Ticiano falou ainda sobre seu personagem humorístico - o Uílame, justificando seu sucesso a junção de espontaneidade e identificação que havia com o público. O músico reiterou que o humor sempre esteve presente na sua vida: "Eu canto cavalo de fogo, Jaspion e Cremutcho nos meus shows do Kassava e todo mundo sai sorrindo."


foto por Priscila Maurmann


O músico e professor fechou a entrevista com muita graça e bom humor fazendo a propaganda do seu novo trabalho de CD e DVD.


Texto por João Victor Torres


Não perca essa entrevista interessantíssima! No ar, sexta-feira (25) às 19h pela TVU!