sábado, 10 de maio de 2008

[Bastidores Xeque-mate]

Pin It now!

Quer saber como é feito o programa Xeque-mate?
Acompanhe.



Antes do Xeque-Mate ir ao ar, é exigido várias atividades de pré-gravação. Os alunos de Comunicação Social da UFRN - Jornalismo e Radialismo, divididos em quatro equipes (assessoria, produção, reportagem e edição), juntamente com os funcionários da TV Universitária trabalham intensamente nesse quesito para que seja produzido um ótimo programa.

Mais precisamente no período em que funciona as gravações (uma sexta-feira), logo de ínício é tida uma pré-conversa com o(a) entrevistado(a) da semana. Isso tanto serve para que o(a) próprio(a) conheça previamente os jovens que lhe poderão colocar em xeque! quanto para esses se apresentarem e se familiarizarem com quem irão entrevistar. Após esse breve papo inicial, toda a equipe se dirige ao estúdio e lá é onde realmente acontecerá a gravação.

Essas pré-conversas ocorrem ainda dentro do camarim da TV Universitária.

Em alguns programas, o diretor geral aproveita pra discursar sobre a produção do programa antes da gravação a fim de orientar os que nunca participaram e àqueles entrevistados sem muita noção de como funciona uma gravação de um programa televisivo.

Durante a gravação dos programas, no Suit a operação das imagens é distribuída assim como a projeção dos caracteres que são transmitidos na TV. É aqui que ocorre a comunicação da parte deles com os câmeras.

A equipe de produção fica encarregada de avaliar tudo o que acontece durante o programa. São eles os responsáveis pela comunicação do estúdio com o Suit e pela roteirização do Xeque-mate. Além da produção, também ficam dentro do estúdio alguns membros da assessoria. Estes ficam responsáveis pelo registro do programa, tanto por fotos quanto por texto.

Terminada as gravações, a equipe de edição corre atrás dos entrevistados e do pessoal que produziu tais programas a fim de entrevistarem os respectivos e ao final de tudo produzirem um vídeo-documentário exibindo os bastidores do Xeque-mate; vídeos estes que vocês podem conferir futuramente aqui e talvez num programa especial do Xeque-mate.


Não perca o programa Xeque-Mate, todas as sextas-feiras às 19h na TVU!