quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Odilon Teodósio, o Delegado da Denarc!

Pin It now!

Nesta sexta, os telespectadores do Programa Xeque-Mate irão conhecer o Delegado da Delegacia de Narcóticos de Natal, Odilon Teodósio dos Santos Filho. Natural de Alagoas, o entrevistado desta sexta-feira tem 11 anos de atuação na polícia. Em sua trajetória profissional, já chegou a trabalhar na Bahia e no Maranhão. Há 5 anos, atua aqui em Natal e faz 11 meses que ingressou como delegado da Denarc, lidando com os mais variados casos de dependentes químicos que cometem atos ilícitos. No programa, além de conhecer a trajetória pessoal de Odilon, você assistirá o delegado contando suas experiências de atuação na polícia e o que isso interfere na sua vida pessoal e na de seus parentes. Além disso, Teodósio deu a sua opinião a respeito do nível da segurança no qual Natal se encontra e destacou os principais problemas encontrados na sociedade como um todo, que geram a violência que vivenciamos hoje no nosso dia-a-dia. A este fato, Odilon atribui o uso de narcóticos como um dos principais responsáveis pelo quadro de violência nas ruas da capital.
Segundo o delegado, 65% dos detidos pela Denarc são pessoas desempregadas, 20% possuem algum emprego e outros 15% se definem como autônomos. Isso reflete diretamente no fato de 89% dos presos não terem um advogado para realizar suas defesas durante o trabalho policial e necessitarem de um defensor público. Ainda sobre o assunto, também disse que no ano passado a Denarc instaurou 176 Inquéritos Policiais, o que representa um crescimento de 29% nos últimos cinco anos. Só em 2009, já foram registrados 93 inquéritos na Especializada de Narcóticos. O argumento de Odilon Teodósio para isso é que como a demanda de drogas aumenta, há um crescimento proporcional no número de consumidores. “É uma relação direta”, afirmou. E ele alerta: “há entre 500 e 1.000 pessoas vendendo drogas nas esquinas da cidade”.

Quando perguntado sobre a realidade dos bairros de Natal, Odilon comentou que em três bairros da zona Leste – Mãe Luiza, Brasília Teimosa e Passo da Pátria – há uma dificuldade da polícia em infiltrar pessoas do setor de inteligência para realizar trabalhos investigativos. “Em lugares como esses, ou você é da comunidade ou não é”, concluiu.

Pauta: Luciana Oliveira/Produção
Texto e fotos: Vinícius de Oliveira/Assessoria e Luciana Oliveira/Produção.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas extas-feiras, às 19 horas, na TVU!