quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Futebol com o Ex-Seleção Marinho Chagas!

Pin It now!

O Programa Xeque-Mate desta sexta-feira exibirá a entrevista com o potiguar o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Francisco das Chagas Marinho. Aos 57 anos de idade, Marinho Chagas é casado e pai de três filhos. Criado numa família humilde da capital potiguar, o nosso entrevistado viu no futebol a oportunidade de mudar de vida e seguir uma carreira no esporte mais popular do Brasil. Ainda jovem, teve a sua primeira oportunidade: foi convidado para jogar no Riachuelo. Sua trajetória no então pequeno clube potiguar teve fim quando ele recebeu o apoio de José Prudêncio Sobrinho, que possibilitou a ele a ida ao ABC na função de lateral. Daí não parou mais: foi para o Náutico e consolidou sua fama de um dos melhores laterais já vistos na sua época. Depois, foi para o Botafogo, onde permaneceu por cinco anos e ficou também conhecido como “Bomba do Nordeste”, porque era habilidoso no chute com o pé direito.Em seguida, e respectivamente, Marinho Chagas construiu sua carreira nos times Fluminense, São Paulo, Fortaleza, Bangu e América. Mas o seu reconhecimento nacional veio quando ingressou na Seleção Brasileira, onde atuou como jogador em 33 partidas, inclusive participando da Copa de 1974. Internacionalmente, jogou para os clubes NY Cosmos, FL Strikers, LA Heat, nos EUA, e Augsburg, na Alemanha, onde encerrou sua carreira como jogador profissional. Algum tempo depois, se aventurou como treinador do Alecrim e do juniores do ABC, mas não permaneceu por muito tempo devido problemas internos que não preferiu destacar. No programa, que foi gravado há duas semanas, Marinho Chagas falou sobre a infra-estrutura dos clubes da atualidade, do fato de ele não ser tão reconhecido e valorizado no Rio Grande do Norte e sobre a escolha de Natal como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Em relação este último assunto, o ex-jogador acredita que Natal, neste momento, não está preparada padra sediar um evento de tão grandioso porte, embora veja com bons olhos a vinda dos jogos para cá. O porquê desta opinião dele está no fato de não estar havendo na capital um maior investimento no turismo, na educação e na saúde, mas afirma que se essas políticas públicas começarem a ser trabalhadas de formas qualitativa de freqüente, a Copa em Natal terá tudo para ser um sucesso. Partindo para a vida pessoal, Marinho Chagas, após ser questionado pelo apresentador Ruy Rocha sobre a sua retirada dos campos em decorrência de problemas de saúde, disse que foi um período muito difícil da sua via, mas que já está sendo passado para trás, visto que está cumprindo o tratamento à risca. Ele apresentou um quadro grave de Hepatite C e problemas respiratórios, devido o vício pelo álcool.
Em relação ao assunto, a Eureka, empresa de confecção de roupas que fornece material para o ABC, fez uma campanha em prol da ajuda financeira ao tratamento do ex-craque, confeccionando uma camisa especial para ser vendida aos fãs. A camisa mostrava na frente uma imagem de Marinho com a camisa da seleção brasileira e o seguinte texto: “O verdadeiro craque não desiste nunca. Luta sempre. Um gol pela vida”. Atrás, o número 6, usado por ele nos times que passou, e a mensagem: “Eu torço por você!”. Hoje, Marinho se diz praticamente curado da doença e foca parte de sua vida no desenvolvimento de um projeto voltado para crianças carentes na Praia da Redinha, intitulado de “Marinho Beach Clube”. O Clube, que já foi aberto e fechado posteriormente por falta de recursos, tem como principal objetivo ocupar com entretenimento e educação a vida de crianças de ruas da comunidade. Segundo ele, estes tipos de práticas são essenciais para mudar a realidade de jovens de famílias desestruturadas da periferia, pois dá um direcionamento sócio-educativo às crianças, diminuindo a possibilidade de elas entrarem no mundo da marginalidade. Para “ressuscitar” o projeto, Marinho Chagas está à procura de apoios dos governos Municipal e Estadual e da mídia local.

Confira imagens da campanha feita para Marinho, veiculadas pela TV Ponta Negra e encontradas no canal do YouTube "ABCNATAL":
Pauta: Luciana Oliveira/Produção.
Texto: Vinícius de Oliveira/Assessoria.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!