quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Hilton Acioli é o entrevistado dessa semana.

Pin It now!





          Cantor e compositor da MPB, Hilton Acioli, 71, nasceu em 04 de Outubro de 1939, Campo de Santana (RN). Seu primeiro contato com a música aconteceu naturalmente, aos 15 anos, sem nenhuma formação teórica. Segundo ele, "a música só acontece quando você ouve ou faz o som". 



Juntamente com outros dois amigos (Marconi Campos da Silva e Behring Leiros),  passou a integrar o Trio Marayá em 1954. No principio, adotaram o nome de Marajá, apresentaram-se no programa da Sociedade Artística Estudantil (SAE), na Rádio Poti. Em 1956, durante a realização de um congresso da União Nacional dos Estudantes, UNE, em Natal, foram convidados a ir ao Rio de Janeiro, onde alguns estudantes pretendiam criar um programa nos moldes do SAE. Pouco antes de viajar para o Rio de Janeiro, por sugestão do professor e folclorista Luís da Câmara Cascudo, adotaram o nome de Trio Marayá.

          Em 1989, compôs "Lula Lá", jingle do então candidato a presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. A canção foi lançada no CD O som da estrela do PT, junto com outras nove também de sua autoria. Acioli afirma que seu envolvimento com o PT não é partidário (mas, em contrapartida, é veemente em deixar claro que só vota no PT). Segundo o compositor, o curioso de suas composições para o CD do PT é que o partido não é mencionado em momento algum (fato que tomou forma de manchete no jornal Folha de São Paulo) - a associação é feita a partir dos poemas de promeça de mudanças de suas composições.

A sua visão sobre a relação "música e mídia" pode ser resumida em sua fala:"A música começa a perder terreno por culpa da própria televisão pois não se dá mais o espaço merecido na programação. Eles (produtores de TV) põem um programa sobre música no ar de madrugada, mesmo sabendo que a um show, por exemplo, vão milhares de pessoas. Não sei o que 'eles' entendem por audiência. "