terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um Jornalista Nato, Jomar Morais é entrevistado pelo Xeque-Mate

Pin It now!




O Xeque-Mate dessa semana entrevistará o pernambucano radicado em Natal Jomar Morais, casado, pai de dois filhos e um apaixonado pela sua profissão. Começou a se interessar pelo jornalismo ainda muito jovem através de livros que o mesmo lia sobre a área nas bibliotecas da cidade.

Costumava frequentar a rádio Cabugi, atual Rádio Globo Natal, afim de conversar com os jornalistas que trabalhavam no local. Sua primeira oportunidade de emprego surgiu quando ele tinha 13 anos no jornal “A Ordem”.   O teste consistia em entrevistar o reitor da UFRN, Onofre Lopes, o prefeito de Natal, Agnelo Alves, o governador do Estado do RN e o Rei Momo, devido a proximidade do carnaval, ele foi admitido na função repórter. Quinze dias após começar a trabalhar no jornal foi enviado para cobrir a visita do então presidente do Brasil, Castelo Branco.

Além do jornal “A Ordem”, Jomar também trabalhou no “Correio do Povo”, “Tribuna do Norte” e “Diário de Natal”. Após concluir o curso de jornalismo na UFRN ele foi contemplado com uma bolsa da CAPS para fazer mestrado em São Paulo. Pouco tempo depois Jomar deu início a sua carreira como docente na USP. Ingressou nas redações do “Correio da Tarde” , “O Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo”. Nas revistas: “Veja”, “IstoÉ”, “Exame”, “Superinteressante” e “Viagem e Turismo”. Mas sua carreira, segundo ele, foi feita principalmente na Editora Abril, por onde publicou seu livro Meditação. No momento atua como colunista do “Novo Jornal”, em Natal.

Atualmente Jomar encontra-se aposentado, mas carrega consigo uma bagagem de anos de dedicação ao jornalismo. Visitou quase todos os estados brasileiros, com exceção de Roraima e o Amapá, conheceu 28 países como mochileiro e foi o primeiro jornalista brasileiro a possuir uma coluna oline.