terça-feira, 7 de junho de 2011

O que é a indústria da moda?

Pin It now!




Apesar de a moda ser um tema sempre associado a um aspecto elitista e fútil, existe algo muito mais profundo por debaixo do universo fashion. Se a mídia trata a moda com superficialidade, é preciso um olhar mais atento para observar que a ela é um instrumento cultural, econômico e político muito mais complexo do que se apresenta.


A moda nem sempre existiu. Foi fruto de uma revolução cultural que veio a se manifestar já no século XIV. Os povos primitivos não possuíam senso estético individual, as vestimentas serviam para preservar a tradição com o olhar para o passado dos ancestrais, ou seja, a roupa representava uma coletividade. Quando a burguesia européia foi tomada por desejo de novidades, os trajes adquiriram contornos de gênero: roupas diferentes para homens e mulheres.


Durante os séculos seguintes, a moda era algo que existia exclusivamente nas classes dominantes, mas as transformações socioeconômicas que viriam acontecer do século XVIII em diante, traria a moda para outras camadas da sociedade européia. A revolução industrial que se expandiu pelo globo no século XIX, varreu a moda para todas as classes, transformando-a em um poderoso bem de consumo.


O século XX então viu a magnífica ascensão dessa industria. A consolidação da alta costura e da confecção industrial construiu uma forte identidade sobre o mundo da moda e ampliou sua influencia para vários setores a reboque da popularização dos meios de comunicação de massa – em especial o cinema - que disseminou o ideário da moda como produto a ser renovado rapidamente para se adequar as demandas.


A indústria da moda representa um grande circulo que vai desde a obtenção de obra-prima, seja de origem animal ou vegetal, o design, a manufatura, a exposição e a venda. Dentro desse processo, cabem manifestos políticos: um tecido ser preterido a outro por questões de geopolítica; econômicos: a crise mundial encurtou as roupas para reduzir o material gasto; culturais: demonstrar o pertencimento a um grupo ou classe social; geográficos: roupas mais pesadas para sobreviver ao frio, e etc.

Hoje em dia a indústria da moda movimenta quantias exorbitantes por ano, e gera centena de milhares de emprego. De olho nesse mercado crescente, é necessário especializar-se e para tanto surgem vários cursos de ensino superior voltados à moda pelo mundo. No Brasil – 5º maior parque têxtil do mundo - estima-se que se movimente 136 bilhões de reais* em 2011. E por mais que se imagine, a maior fatia desse mercado não são das roupas de luxo, mas sim das vestimentas e acessórios adquiridos pela classe média, que representam 81%* dos consumidores.

* Fonte: IBOPE
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=6ABF5A1242185C53832578300060335E