sábado, 4 de junho de 2011

O Xeque Mate de hoje apresenta uma entrevista com o educador, psicólogo e filósofo Daniel Munduruku

Pin It now!

Ele é índio da aldeia Munduruku (localizada em diferentes territórios dos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso) e se destaca pela luta em defesa dos direitos do povo indígena.


Entre suas principais bandeiras estão a conscientização dos brancos sobre o universo do índio, a instituição de uma educação bilíngüe para os indígenas e mais acesso deles aos meios tecnológicos visando uma integração com o resto da sociedade.
                            
E para alcançar seu objetivo, Daniel Munduruku usa os livros. Ele é autor de mais de 40 títulos que retratam o imaginário indígena. Suas obras mostram o cotidiano, as crenças e rituais dos povos que habitavam o Brasil antes da colonização. Essas publicações são em sua maioria voltadas ao público infantil e juvenil.

Como escritor, Daniel Munduruku já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Jabuti, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Tolerância (concedido pela UNESCO).

Durante a entrevista, ele também falou sobre o seu novo livro “Mundurukando”, que trata da cultura dos povos indígenas brasileiros nos dias atuais.

Além disso, os entrevistadores do Xeque Mate trataram de temas como as contribuições da cultura indígena para os brasileiros, os prejuízos da colonização em relação ao índio, e as posições do Estado brasileiro em relação a questão indígena. Os temas atuais como as ações da Fundação Nacional do Índio – FUNAI e o impacto das Obras do PAC na Amazônia também foram debatidos.

Para conhecer melhor as idéias de Daniel Munduruku, assista ao programa Xeque Mate, hoje, às 19h30, na TV Universitária.

Por Kédma Araújo