segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma breve história do Alecrim

Pin It now!

O Alecrim Futebol Clube foi fundado no dia 15 de agosto de 1915 por Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Coronel Solon Andrade, José Firmino, Café Filho, Lauro Medeiros, Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinôco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino durante uma reunião na casa do coronel. Objetivo principal é ajudar as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.

Nesses 97 anos de história, o time de futebol conta com algumas peculiaridades. A primeira foi um presidente da república já ter atuado no clube, o Café Filho, que foi goleiro nos anos de 1918 e 1919. Além disso, o Mané Garrincha também atuou no time, ele jogou em uma partida que aconteceu no dia 4 de fevereiro de 1968, no Estádio Juvenal Lamartine.

Outro fato considerado interessante é que muitos jogadores eram negros e tinham descendência indígena e isso fazia com que os membros fossem expostos a qualquer tipo de preconceito. Enquanto isso, os jogadores do ABC e América de Natal faziam parte da elite da capital potiguar.

O time já ganhou sete vezes do campeonato potiguar (1924, 1925, 1963, 1964, 1968, 1985 e 1986) e participou na série A no Brasileirão nos anos de 1964, 1965 e 1986. Em outubro de 2012, um empresário inglês da construção civil, chamado Anthony Armstrong, se tornou o presidente do clube. O seu objetivo é fazer com que as pessoas tenham orgulho do clube potiguar.

Anthony tem empresas espalhadas nos quatros cantos da terra. A sua ligação com tome começou quando Armastrong conheceu o clube a partir do sogro e de sua esposa, que ambos são natalenses. O empresário soube da situação precária que o Alecrim estava passando e resolveu ajudar.

Diante de muitas vitórias, o entrevistado dessa semana do programa Xeque Mate é o presidente do Alecrim Futebol Clube, Anthony Armstrong. Vai ao na próxima sexta-feira (17), às 20 horas, na TVU.