quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Música Potiguar é destaque no Xeque-Mate dessa semana com a presença de Leide Câmara.

Pin It now!

Nascida em Patu e formada em Educação Artística pela UFRN, Maria Leide Câmara de Oliveira se especializou na pesquisa da música potiguar. O trabalho se tornou tão envolvente que escreveu uma das mais ricas obras do cenário artístico do estado: Dicionário da Música do Rio Grande do Norte. Lançar o projeto representou a reunião de todo o acervo musical já produzido nas mais variadas épocas. Foram identificados artistas tanto na Academia Brasileira de Música quanto nos diversos movimentos brasileiros, como a Bossa Nova e o Tropicalismo.



Durante o programa, revela uma das maiores dificuldades na produção do Dicionário: procurar as obras musicais e retirá-las do esquecimento, impedindo que se perdessem no tempo e na memória das gerações passadas. Com 600 verbetes de músicos catalogados com discografia e musicografia, a obra conta ainda com trabalhos musicados de poetas, como Zila Mamede e Auta de Souza. Leide Câmara fala também sobre o lançamento do livro, que ocorreu em três grandes cidades brasileiras, Natal, Rio de Janeiro e Brasília. A partir daí iniciou-se a exposição "100 anos de música potiguar", que já recebeu a presença de pessoas ilustres, como Ariano Suassuna e o Senador José Agripino Maia.



A trajetória da escritora e pesquisadora foi marcada por inúmeros títulos, prêmios e reconhecimento internacional. O próprio príncipe de Gales enviou uma carta prestigiando seu trabalho. O sucesso dessa obra foi tamanho, que a segunda edição já está em andamento.

"O Dicionário não termina com esta publicação – é uma obra em aberto, sempre! Nunca se fechará. Tenho consciência que o Dicionário da Música do Rio Grande do Norte é uma obra inacabada, sempre à espera de novos registros. Esta obra é como o nascer do sol: a cada dia que nasce o sol, nasce uma estrela." Maria Leide Câmara.

Você confere outros detalhes da entrevista nessa sexta-feira, a partir das 19h no Xeque-Mate. Não perca!


Texto por Maríllia Graziella e Tatiane Uetti

Pauta por Pedro Barros e Lívia Nogueira