Gaúcho, escritor, jornalista, professor universitário e político, o entrevistado dessa semana no Xeque-mate é Antônio Carlos Hohlfeldt. Ele possui mais de 20 livros publicados, já foi vice-governador do Rio Grande do Sul e, em sua recente visita a Natal, assumiu a presidência da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos das Ciências da Comunicação.
Sempre ativo nos estudos, o jornalista possui uma vida acadêmica invejável: graduação em Letras pela UFRGS, mestrado e doutorado em Literatura, mestrado em Comunicação Social e pós-doutorado realizado na Universidade Fernando Pessoa (UFP) em Portugal. Além disso, trabalhou no jornal Correio do Povo e no Diário do Sul, integrou o grupo da Secção da Rádio Canadá Internacional e foi assessor de imprensa da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe, sempre envolvido no ramo cultural. Hoje é ainda o único crítico teatral do RS.
Expondo sempre fatos importantes em sua trajetória de vida, o professor de Teorias da Comunicação da PUC-RS conta que aos 8 anos de idade já escrevia histórias infantis e que, até hoje, considera escrever para o público infanto-juvenil um verdadeiro hobby. Outro aspecto de bastante relevância em sua experiência pessoal e que se tornou um assunto curioso no programa, foi ter sido amigo e colega de trabalho do ilustre Mário Quintana.
Durante o “bate-papo”, Antônio Hohrfeldt ainda esclareceu pontos importantes sobre a Comunicação Social em paralelo com a sociedade atual. Dentre eles, encontram-se a atuação dos professores na área, a relação Política versus Jornalismo e o surgimento das rádios comunitárias, onde afirma que “foi uma idéia muito boa, mas que ainda não deu certo”.
Texto por Maríllia Graziella
Pauta por Juliana Bulhões e Camila Silveira