sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Xeque-mate recebe Paulo Amarante, médico psiquiatra

Pin It now!

foto por Liliane Félix

Paulo Amarante é médico psiquiatra, mestre em Medicina Social, doutor em Saúde Pública e Doutor Honoris Causa da Universidade Popular das M
adres da Plaza de Mayo na Argentina. Foi um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica no Brasil, sendo apontado como o representante do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que está intimamente ligado a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nascido em Colatina, Espírito Santo, durante sua vida acadêmica discordou dos processos de tratamento utilizados nos Hospitais Psiquiátricos. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, descobriu que “hospício é mais ou menos igual em todo o mundo”. Participou de vários movimentos libertários, inspirando-se sempre nos trabalhos do médico italiano Franco Basaglia.

fotos por Liliane Félix


No programa Xeque-Mate dessa sexta-feira (19/09), Paulo faz referência aos tipos de violência que já presenciou em suas experiências profissionais, como estupro, encarceramento, restrição alimentar e eletro choques. Por também ser músico, destaca as tentativas de humanizar seu trabalho através da musicoterapia. Seus novo
s métodos causaram estranheza nas várias equipes médicas por quais passou, já que a violência estava bastante banalizada. O psiquiatra também faz relatos sobre fatos marcantes da época em que ainda descobria o universo da psiquiatria e a realidade das condições de trabalho, deixando implícitas denúncias ao sistema falho dos hospitais dirigidos a esses pacientes – que não possuem condições técnicas para o tratamento das demais doenças que os internos possam acarretar Esclarece, ainda, o papel dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) espalhados pelo Brasil, demonstrando a eficiência do trabalho que promove a integração de várias áreas sociais, desde a médica até a artística.


foto por Liliane Félix

Texto por Marília Graziella e Tatiane Gomes

Pauta por Gunther Guedes e Rafaella Souza


É uma entrevista rica em conteúdo e que estabelece um paralelo entre o antes e o atual desenvolvimento dos procedimentos clínicos nos âmbitos da Psiquiatria. Vale a pena conferir! Sexta-feira, 19/09 às 19h pela TVU.