quinta-feira, 28 de maio de 2009

Em breve, a Prefeita Micarla de Sousa em Xeque-Mate!

Pin It now!


Finalmente, após inúmeros convites feitos pela equipe do programa Xeque-Mate, iremos gravar e veicular nesta temporada a entrevista com a recente prefeita eleita de Natal: a jornalista Micarla Araújo de Sousa Weber.
Casada com o apresentador Miguel Weber e mãe de dois filhos, Micarla de Sousa é filha do falecido senador Carlos Alberto de Sousa, personalidade de destaque não só na política, mas também na comunicação potiguar. Desde sua juventude, Micarla teve direto contato com veículos de comunicação, visto que o seu pai, a partir de uma concessão adquirida por intermédios políticos, se tornou proprietário da filial do SBT no estado, a TV Ponta Negra.
Em 1986, aos 16 anos, quando foi aprovada no curso de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Micarla começou a se profissionalizar na área da comunicação. Quatro anos depois, em 1990, após ser diplomada, logo partiu para a experiência prática do jornalismo, trabalhando como repórter, pauteira e editora de alguns programas da TV Ponta Negra - empresa a qual ela assumiu, em 1995, a superintendência.
No ano de 1998, em decorrência do falecimento do seu pai, assumiu o cargo de presidente da empresa, controlando a TV juntamente com suas duas irmãs, Rose e Priscilla, e sua mãe, Miriam de Sousa.
Passados seis anos, em 2004, já casada com Miguel Weber e grávida do segundo filho, Micarla de Sousa lançou sua candidatura à prefeitura de Natal. Mas, segundo ela, o fato de estar gestante e de ter recebido um convite para ser a vice na chapa de Carlos Eduardo Alves fizeram com que o seu sonho de tentar se tornar a prefeita da capital potiguar fosse adiado.
Representando o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Micarla foi vitoriosa na campanha, juntamente com Carlos Eduardo, mas permaneceu no mandato por apenas dois anos, uma vez que nas eleições de 2006 ela renunciou o cargo de vice-prefeita para concorrer à vaga de Deputada Estadual, que foi conquistada após o recebimento de 43.194 votos.
Em 2008, já à frente do Partido Verde (PV), deixou de ser Deputada do estado para concorrer à prefeitura de Natal. Embora ela sempre estivesse no topo das pesquisas eleitorais durante a campanha, a disputa foi considerada acirrada do início ao fim, mas teve sua decisão logo no primeiro turno, quando derrotou sua principal adversária, Fátima Bezerra, ao ser a opção de 193.195 eleitores natalenses, o equivalente a 50,84% dos votos computados no dia 5 de outubro.

A campanha feita por Micarla, que recebeu o apoio do senador José Agripino, foi extremamente criticada pela chapa de Fátima Bezerra, que tinha como aliados o então prefeito de Natal Carlos Eduardo, a governadora Wilma de Faria, o senador Garibaldi Alves Filho, além do presidente Lula, que chegou a vir a Natal para participar de comícios e pedir votos para a sua candidata petista. Segundo estes, meses antes da campanha, Micarla se apropriou do seu veículo de comunicação para projetar sua imagem à população natalense, almejando consolidar ainda mais o seu eleitorado da campanha que estaria por enfrentar.
Após a sua posse, em janeiro deste ano, Micarla de Sousa está vivenciando em seu mandato problemas principalmente nas áreas da saúde, do trânsito e da educação. No que diz respeito à saúde, recentemente foi divulgado na imprensa o escândalo dos milhares de remédios vencidos que foram encontrados num depósito do bairro de Dix-Sept Rosado. Sobre o assunto, Micarla afirmou que o fato aconteceu devido à má administração anterior, que comprou medicamentos com prazos de validades próximos do vencimento e que praticou o desvio de recursos públicos. Em defesa, Edmilson Albuquerque, ex-secretário municipal da Saúde da administração de Carlos Eduardo, disse que tem todos os cupons fiscais das compras dos remédios e que a prefeita aumentou a dimensão dos fatos para se beneficiar politicamente a partir de acusações referentes à gestão do ex-prefeito.
Em relação ao cumprimento de suas promessas na campanha e das ações que já praticou em sua gestão nestes primeiros meses, Micarla disse que resolver todos esssas questões em pouco tempo de administração não é possível, uma vez que são processos lentos de serem solucionados. Mas afirmou que todas as ações serão mostradas através do Portal da Transparência, um site lançado pela prefeitura em abril deste ano que veiculará o recebimento de todos os recursos públicos e seus devidos fins.
Já sobre a campanha eleitoral de 2010 que está por vir, Micarla declarou que prefere não se posicionar agora, embora já esteja garantido o seu apoio à José Agripino (DEM), que possivelmente enfrentará como adversários Wilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves (PMDB) pelas duas vagas do senado.

Quer saber o que Micarla de Sousa tem a falar sobre estes e muitos outros assuntos referentes à sua vida pessoal e profissional? Em breve, assista tudo isso no Xeque-Mate! Logo, logo anunciaremos o dia da exibição do programa!

Texto: Vinícius de Oliveira/Assessoria

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!