segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia 13: "Projeto Seis e Meia" com Iris Cavalcante!

Pin It now!

O Xeque-Mate desta sexta (13) exibirá a entrevista com Iris Cavalcante da Silva, 53 anos, o homem que assiste o projeto Seis e Meia sempre na mesma poltrona do Teatro Alberto Maranhão. Iris, que é ex-alcoólatra, conta que viu no projeto a oportunidade de enfrentar novamente o mundo, após quatro anos de auto-reclusão dentro de casa, já que tinha vergonha de encarar o mundo pelo fato de ter sido alcoólatra. O hoje funcionário do setor de fiscalização da empresa Urbana hoje se diz agora viciado em cultura. Iris conta que o projeto não foi o fator determinante para ter deixado a bebida. Ele afirma que de nada valem esforços externos se a própria pessoa não tem força de vontade. Porém, ter deixado a bebida não foi a solução para Iris. Como todos sabiam de seu vício, o funcionário público tinha vergonha de sair de casa. Apesar de seu antigo gosto pela música, ele não queria ir a shows ou eventos musicais, fazendo de sua radiola, uma companhia.

Quando ficou sabendo do Seis e Meia, Iris, que já ia esporadicamente ao extinto “Domingo na Praça”, decidiu dar uma chance a si mesmo de encarar o mundo e conseguiu, através da música, voltar a levar uma vida normal. Iris Cavalcante ainda conta histórias curiosas e engraçadas de artistas que já passaram pelo projeto e fala sobre assuntos polêmicos relacionados à administração pública municipal e estadual, no que se refere ao apoio à cultura. O funcionário público é conhecido por todos que trabalham no projeto e até pelas personalidades que se apresentam no palco pelo fato de sempre sentar no mesmo local. Segundo ele, desde suas primeiras idas, comprava dois ingressos na primeira fila: as poltronas A6 e A7, que sempre são ocupadas por Iris e algum convidado seu. Ele conta que muitas vezes chama amigos que nunca tiveram a chance de entrar em um teatro para que eles despertem dentro de si o interesse pela cultura.

Iris fala com tristeza sobre o fato de o projeto ter acabado mais cedo esse ano e sobre os rumores de que ele seja extinto. Ele cobra que algo seja feito para que o projeto, tão importante em sua vida, continue dando oportunidade ao povo natalense de ter uma programação cultura acessível. No programa, ainda são levantadas questões polêmicas, como as chamadas por Iris de “músicas descartáveis”, os artistas que desrespeitam a platéia em pleno show e a falta de interesse pela cultura por parte de políticos da nossa cidade. Segundo ele, em todos esses anos poucos políticos foram vistos indo prestigiar o Seis e Meia. Iris Cavalcante ainda fala sobre shows marcantes, histórias de camarim dos artistas e casos de vida, que servem de lição a todos que sofrem imersos a um submundo de dependência.

O Xeque-Mate com Iris Cavalcante da Silva vai ao ar nesta sexta-feira (13), às 19h na TV Universitária.

Texto: Luan Xavier/Assessoria. Fotos: Camila Silveira/Assessoria

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!