segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nesta Sexta, Conheçam Daisy Gonçalves!

Pin It now!

O Xeque-Mate desta semana entrevista uma convidada especial, pioneira em pesquisas sobre o choro dos bebês no Brasil. Daisy Maria Gonçalves Leite, nascida a 25 de Abril de 1936, na cidade de Natal, é escritora, poetisa, compositora e enfermeira. Formada na Escola de Enfermagem de Santos/SP em 1963, Daisy inicia o estudo da comunicação do bebê através do choro. Um ano depois, em 1964, viaja para a Suécia em busca de novos conhecimentos sobre o choro infantil, já que desde o início da década de 60, o Departamento de Pediatria do Hospital Karoliska, dirigido pelo professor John Lind, trabalhava com o tema.

Em 1972, licencia-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em 1974 torna-se uma das fundadoras do curso na instituição. Em 1979, na Universidade de São Paulo, apresenta a sua monografia “O choro do lactente – Conhecimento das Enfermeiras do Rio Grande do Norte”. Assim, Daisy obtém o Mestrado, torna-se pioneira no estudo da comunicação do lactente através do choro no Brasil e, no ano seguinte, inaugura o “Baby Home”, centro voltado para pesquisas e estudos sobre o assunto. No mesmo ano, dá entrevista ao Fantástico (Rede Globo), falando sobre o tema. Daisy ainda teve a oportunidade de ampliar seus estudos sobre os choros anormais, de 1981 a 1986, quando foi coordenadora técnica da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, extensão da UFRN, no atendimento a crianças excepcionais.

Atualmente, Daisy desenvolve o Estimulador do Choro (o estimulador DMGL do choro). Por falta de apoio, este projeto sempre esbarra em problemas que impedem o seu desenvolvimento. Daisy Leite também é membro da Academia Virtual Luso-Brasileira de Letras, que tem como patrono Câmara Cascudo, e presidente fundadora da Academia Brasileira Feminina de Letras do Rio Grande do Norte. Como poetisa, Daisy possui três livros publicados: O Livro de Daisy, 1979, com prefácio de Câmara Cascudo; A Primavera Voltou, 1999 e Fragmentos de Mim, 2002. Na área de enfermagem, lançou o livro O Choro do Lactente, 1979 e O Choro do bebê, 2003. Como compositora, lançou o CD Canta pra Mim com boleros de sua autoria, interpretados pelo cantor paraense Emerson Vaughan.

Com uma vasta repercussão histórica e destaque na sua área de especialização, Daisy conta no Xeque Mate desta semana muito mais sobre o seu grande currículo profissional, mostrando a experiência e o teor de informação que possui, claramente.

Texto: Alex Costa/Assessoria. Fotos: Vinícius de Olioveira/Assessoria.

Programa Xeque-Mate: há sete anos, a melhor jogada das suas sextas-feiras, às 19 horas, na TVU!