quinta-feira, 5 de maio de 2011

O padrão de beleza e suas conseqüências

Pin It now!

Por Caroline Bittencourt


O conceito de beleza muda sempre ao longo dos anos. Na antiguidade, uma mulher era bela se fosse robusta, transparecendo saúde, boa alimentação e reprodução. Com o passar do tempo e com o surgimento dos desfiles, a moda era ser magra, quase esquelética. Com todas essas mudanças, o que é realmente beleza? Como podemos definir se uma coisa ou pessoa é bela ou não?

Beleza é algo cultural, em diferentes cantos do globo podemos comprovar isso. Na China, serão bonitas as mulheres orientais, brancas e de pés pequenos. Já no Ocidente, são bonitas as altas e esbeltas. Em cada lugar ela reflete algo diferente, mas em todos eles há pessoas insatisfeitas com o próprio corpo tentando atingir o padrão imposto pela sociedade.

A padronização da beleza e sua divulgação na mídia, seja através de propagandas ou da veiculação de concursos, levam as mulheres e garotas comuns, que não tem como alcançar esse padrão a recorrer a extremos, como plásticas e até mesmo distúrbios alimentares.

Anorexia e bulimia têm sido alguns dos temas mais debatidos da atualidade. O fato de garotas e mulheres estarem na busca inalcançável do corpo perfeito assusta pais e familiares, pois até modelos se submetem a isso. Assim, muitos estudiosos chegaram à conclusão do que a baixa auto-estima dessas garotas é fruto do padrão imposto pela mídia e sociedade.

Por mais se altere de um lugar para outro, de uma época para outra, de uma raça para outra, beleza será sempre conceitual. E o que se conclui e que os conceitos de beleza moldaram e moldam as sociedades atuais, ditam o que usar e não usar, o que comer, o que vestir... Enquanto o mundo for mundo, e principalmente, globalizado, os padrões do que é belo vão estar sempre mundando. E esperamos que seja para melhor.








Comentários (55)

Carregando... Logando...
  • Logado como
vlw por este texto..ele mke ajudou muito ele esta completo :)
3 respostas · ativo 417 semanas atrás
iuuuuuuuuuuuuuuu
1 resposta · ativo 399 semanas atrás
gostei muito
vlw, ajudou muito no meu trabalho!
o que é iuuuuu fi seu idiota escreve direito
2 respostas · ativo 399 semanas atrás
´Ótimo texto, bons argumentos me ajudou bastante obrigada :)
adorei...tirei 9,0 no meu trabalho...bons argumentos a modo e a maneira que abordam o tema e surpreendente
1 resposta · ativo 399 semanas atrás
e uma porcaria esse texto
gui e samuel é gay
pochete e um gordo
renan chifrudo e pau de selfie.
Jonathan gorduxao
eu sou viado
1 resposta · ativo 414 semanas atrás
pedrim é um divo gay
2 respostas · ativo 399 semanas atrás
aquui é nos que voa parxa brisando nas paradha l0k4
2 respostas · ativo 399 semanas atrás
Se pensarmos que beleza são os olhos de quem vê podemos analisar do seguinte aspecto: é cultamente levado em consideração a regionalidade, a cultura popular de cada povo. A mídia colabora forma negativa de como é beleza, expondo um certo tipo de padrão que cada ser deve ser, homens tem que ser bombados e mulheres aparentemente perfeita, mais sempre o conceito de beleza muda não podemos falar que existe mulher perfeita, por mais que existam mulheres aparentemente perfeita, mudando assim seu corpo com pequenas cirurgias por motivos para corrigir algo que não goste muito, mais tem aquelas que querem demais e acabam colocando sua vida em risco. Estamos cada vez mais bombardeados com padrões de beleza imposto pela mídia, onde acabam influenciando para chegarem ao corpo padrão e nisso acabam ultrapassando os limites. E como nunca satisfeitos acabam se prejudicando em busca da transformação mais perfeita possível. Como isso não existe apenas ficam bonitas.
Não tem essa de corpo perfeito, apenas se sentir bem com seu próprio corpo.
2 respostas · ativo 399 semanas atrás
A mídia hoje em dia colabora muito com todos nós, impondo um padrão de beleza x que muitas pessoas tendem a criar uma obsessão. Porem, hoje há uma facilidade muito maior de haver photoshop em todas notícias/revistas. E as pessoas focadas em beleza, tentam chegar a um padrão de estética praticamente inexistente. Apesar de tudo, o que a sociedade deveria impor seria: não se importar com os padrões impostos, mas sim, sentir-se bem consigo mesmo!
Eu acho que não existe perfeição e por mais exista pessoas bonitas elas ainda não chegam a ser perfeitas, e muitas pessoas buscam muito tecnológica, tem pessoas que gatam muito em cirurgias para ficar perfeitas mais não conseguem e isso faz com que elas sempre busquem cada vez mais, novas cirurgias pra ficarem perfeitas, mais não adianta porque não existe pessoas perfeitas existe pessoas que são bonitas.
A sociedade impõe um padrão de beleza a ser seguido, muitas pessoas acham que para serem aceitos pela sociedade, precisam ter um corpo magro, cabelos lisos, serem altas, etc. E a mídia tem uma grande influência nesse pensamento, pois na internet, em revistas, na televisão, as mulheres e homens, são muito estereotipados, como se fossem um alvo a ser alcançado.
E esse padrão de beleza que tanto buscam, podem custar até a vida, exemplo disso são pessoas que sofrem de Bulimia, Anorexia, Obesidade e até mesmo Vigorexia, tudo isso em busca de um corpo perfeito. O que falta nas pessoas é mais consciência, de que antes de alguém amar você, você precisa se amar primeiro. Se aceitar do jeito que é.
A beleza é algo relativo, o que é bonito para mim, pode não ser bonito para você. Então a sociedade precisa aprender a julgar menos e respeitar mais. DIGA NÃO ao padrão de beleza que as pessoas tanto impõe, cada lugar tem sua cultura, cada pessoa tem sua opinião, e o que importa mesmo é a beleza interior!
1 resposta · ativo 399 semanas atrás
gay sao todos vcs !
1 resposta · ativo 399 semanas atrás
vllwww
cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
oi kaki
eae kakedo
bora toma catuaba
1 resposta · ativo 412 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by