Ao longo dos anos, os concursos de beleza veem crescendo ao redor do mundo. Desde 1926, esses espetáculos encantam o mundo, tanto pela beleza das candidatas como pela sua organização.
Estima-se hoje, que os concursos de miss tenham uma audiência média de cerca de 600 milhões de telespectadores, algo em torno de 10% da população mundial, o que implica pensar na forma como diversas culturas encaram o concurso de Miss Universo.
Países como Estados Unidos e Venezuela, por exemplo, tem o concurso de Miss como algo cultural. É comum nesses países a miss ganhar o status de símbolo nacional principalmente na Venezuela, onde por vezes a vencedora do concurso nacional representa o governo em eventos a nível mundial. No caso da Venezuela, a história ganha ainda mais importância. No país, marcado por um eterno governo regido por Hugo Chávez, a miss representa a verdadeira identidade nacional.
No Brasil, os concursos tiveram seu ápice na década de 1960. Transmitidos pela TV Tupi, os concursos eram uma espécie de coringa da emissora. Tenha uma excelente audiência, e ainda contava com o apoio do governo. Com a ditadura militar e transferência da sede do concurso para Brasília, o Miss Brasil entrou em um período de decadência, que culminou coma ausência do país no Miss Universo de 1990.
De lá para cá, os concurso só tem crescido ao redor no mundo. No Brasil, tem havido uma revitalização do evento desde 1993, e espera-se que agora o concurso ganhe a mesma importância que tinha na época de Marta Rocha, na década de 1950. Resta esperar para vermos se realmente terá a mesma grandeza, como ocorre na Venezuela.
Por Arthur Barbalho