sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projetos de Extensão, aproximando a sociedade da universidade

Pin It now!

 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PROEX/UFRN, foi criada com o objetivo de desenvolver ações que estabelecesse relações entre a universidade e a sociedade. Tornando-se desta forma o espaço de síntese entre o fazer universitário e a realidade social. A política de extensão universitária da UFRN desenvolve suas ações contemplando as áreas temáticas de Saúde, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e Produção, Cultura, Meio Ambiente e Comunicação.
Atualmente as ações de extensão são desenvolvidas por docentes, alunos e servidores técnico-administrativos, vinculados às Unidades Acadêmicas, e traduzem o compromisso social da Universidade, manifestado na prestação de serviços e numa atuação conjunta, com entidades governamentais e da sociedade civil, na busca de um fazer acadêmico mais integrado à realidade social.
Estas atividades são financiadas com recursos orçamentários, alocados no Fundo de Apoio a Extensão, FAEX; no Programa de Bolsas; e no apoio a publicações acadêmicas e a grupos culturais. O apoio a projetos, programas, eventos e demais ações se faz via edital público e mediante analise do Comitê de Extensão.
A PROEX objetiva promover uma inserção qualificada das atividades de extensão em todos os cursos, numa perspectiva interdisciplinar e em sintonia com as atividades de ensino e pesquisa. Com isso espera-se alcançar a meta preconizada no Plano Nacional de Educação, de realizar, pelo menos, 10% da formação acadêmica em atividades de extensão.

Por Caroline Bittencourt
Foto: Kédma Araújo