sexta-feira, 4 de maio de 2012

Franquias, uma chave para o sucesso.

Pin It now!


  Por Jade Moura



Sucesso financeiro é o que todos desejam principalmente os pequenos empresários que estão sempre ávidos pelo crescimento dos seus negócios. Nas ultimas décadas o caminho mais solido para essa conquista parece ser o sistema de franquias.

Este sistema se apresenta de modo bastante simples, pois a franquia empresarial consiste na relação entre uma grande empresa (franqueador) entre outro empreendedor (franqueado). O franqueador é uma empresa bem sucedida no mercado e o franqueado, na maioria das vezes é um pequeno ou médio empresário que possui as condições financeiras e estruturais necessárias para comprar e estabelecer a franquia escolhida. O franqueador cede ao franquiado o direito do uso da marca ou patente; a distribuição de produtos e/ou serviços da marca detida pelo franqueador.

Em outras palavras, os franqueados compram a “fama” e pagam para usar os métodos e a marca do franqueador. O empresário que opta por uma franquia inicia seu empreendimento com uma marca já conhecida no mercado, com sucesso comprovado, o que torna o retorno do lucro garantido.

Histórias de sucesso oriundas de franquias são bastante conhecidas principalmente em nosso Estado. Um exemplo de relevância foi entrevistado pelo Xeque-Mate. O incentivador cultural e empresário de sucesso, Antônio Gentil, que passou de vendedor á gerente, e depois, presidente de uma empresa que, posteriormente, recebeu o nome Botton (marca de vestuário masculino que se tornou sucesso em todo nordeste). E desde a década de 1980 Antônio Gentil é detentor da franquia O Boticário, hoje considerada uma das maiores redes de perfumaria e cosmético do mundo.