quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Desafios e progressos na ciência - XM com Marco Antonio Raupp

Pin It now!

O Xeque-Mate desta semana é com o matemático Marco Antônio Raupp, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Formado em física pela Universidade do Rio Grande do Sul, PHD em matemática pela Universidade de Chicago e livre docente pela Universidade de São Paulo, atualmente, Raupp dirige o Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Ciência, tecnologia, meio ambiente, educação e ética estão entre os temas abordados. O matemático também acrescenta quais os benefícios que a SBPC traz para a sociedade e os pontos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico do Brasil. Pesquisas e desenvolvimento sustentável também estão em pauta.

O Brasil ocupa a décima terceira posição no ranking mundial da ciência e, de acordo com Raupp, o desafio do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia é se ampliar de modo a produzir conhecimento que tenha utilidade direta para a sociedade.

Especialista em análise numérica e com extenso currículo acadêmico, Marco Antonio Raupp é nosso entrevistado desta sexta, às 19h30 na TV Universitária – canal 5 da TV aberta.