quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mestre da Cultura Popular é o entrevistado desta semana no Xeque-Mate

Pin It now!


Poeta, cordelista, xilógrafo, cantor, compositor e contador de “causos” matutos. Foram essas as ocupações que renderam a Paulo Varela, entrevistado desta semana do programa Xeque-Mate, o título de Mestre da Cultura Popular, recebido à época pelas mãos do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil.

No programa que vai ao ar nesta sexta-feira, 27, exibido pela TV Universitária (TVU) a partir das 19:30, o mestre falou sobre sua trajetória como poeta e de trabalhos que o tornaram conhecido internacionalmente. Contou das dificuldades encaradas por ser um artista independente e não economizou críticas aos órgãos públicos, principalmente à Fundação José Augusto, quando o assunto era a falta de incentivos às produções culturais no nosso estado.

Paulo declama, ainda, todo o amor que sente por Assú, cidade em que nasceu, com poesias tão belas que nem a gagueira se atreve a interrompe-lo nesse momento. Emociona-se ao ver as crianças que ajuda com o seu Centro de Tradições Culturais – Aldeia Velha em uma reportagem especial realizada pela equipe do programa. A reportagem mostra os cursos de desenho, informática e música oferecidos pelo centro, localizado no bairro de Igapó, mesmo lugar onde o artista reside.

Guerreiro e exemplo de artista. Assim é Paulo Varela, entrevistado do Xeque-Mate. A melhor jogada de suas sextas-feiras. Não Perca!