sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Poeta potiguar: Paulo Varela

Pin It now!

Imagem do blog wwwcidadedospoetas.blogspot.com
Natural de Assú, cidade do oeste potiguar, Paulo Varela desde cedo já indicava a sua vertente artística. Mas foi somente em 1999 que o poeta, aos 35 anos,resolveu se dedicar de maneira exclusiva ao ofício,depois de muitos anos no serviço público.Começou contando “causos” na Praça de Assú, entretanto diante das dificuldades e falta de incentivo, mudou-se para Natal.

Juntamente com outros 26 artistas de todo o país, recebeu do Ministro da Cultura o título de Mestre da cultura popular brasileira, que não veio acompanhado do merecido reconhecimento. O poeta reclama da falta de incentivo do governo do estado, além de denunciar que o descaso é tão grande que a Fundação José Augusto o deve cerca de seis mil reais de um trabalho realizado em 2008.

Todavia, na contramão da falta de incentivo e de reconhecimento, Paulo Varela tem dois CD´s gravados, um livro a ser publicado, uma média de 15 eventos ao ano, parte deles em outros países, além de criar e coordenar o primeiro centro de Tradições Culturais do estado. “Tudo sem apoio do poder público” ressalta o poeta. Sobre desistir diante das dificuldades, ele responde: “Não, porque a arte tá no sangue e eu não preciso deles (governo) pra nada”.